top of page

MINICURSOS.

CERTIFICADO DE 4 HORAS

RICARDO OLÍMPIO DE MOURA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco / Université Louis Pasteur - Université de Strasbourg (2009). Atualmente é professor adjunto B do Departamento de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente permanente do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e do programa de pós-graduação em Química da UEPB. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: sintese organica, antitumorais, antiparasitários, aminas de gewald, acridina e citotoxicidade.

Manipulação de Cosméticos

RAISSA MAYER RAMALHO CATÃO

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Regional do Nordeste (1977), graduação em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é Professor Doutor Associado A da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em MICROBIOLOGIA CLÍNICA, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade Antimicrobiana, Resistência Microbiana e Análises Clínicas.

       Técnicas de Urocultura

THÚLIO ANTUNES DE ARRUDA 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba (1988), Especialização em Educação ambiental (UEPB, 1993), Mestrado Interdisciplinar em Saúde Coletiva (UEPB, 2000) e Doutorado em produtos naturais e sintéticos bioativos pela Universidade Federal da Paraíba, 2007. Atualmente é professor Associado - B do Curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnobotânica, etnofarmacologia, práticas integrativas e complementares, atividade antimicrobiana de extratos vegetais e óleos essenciais, estudos envolvendo plantas medicinais e homeopatia (produção de bioterápicos para uso na veterinária e na agricultura).

Acupuntura para Farmacêuticos

RONY ANDERSON REZENDE COSTA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba, habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal da Paraíba e mestrado na área de Farmacoquímica pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba. Atua como Perito Oficial Químico-Legal do Instituto de Polícia Científica do Estado da Paraíba, trabalhando com análise instrumental (técnicas cromatográficas, espectroscópicas e espectrométricas) em amostras de drogas de abuso (química forense) e biológicas (análises toxicológicas forenses). Atualmente, ocupa a Gerência Operacional de Toxicologia do Instituto de Polícia Científica da Paraíba responsável pela gestão técnica dos Laboratórios de Análise de Drogas e de Análises Toxicológicas.

Análises Toxicológicas Forenses

FRANCINALVA DANTAS DE MEDEIROS 

Farmacêutica (2004) e Mestre em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (2006), ambos pela UFPB. No mestrado trabalhou com o desenvolvimento de metodologias analíticas para a determinação de marcadores químicos de plantas medicinais, como parte do Programa de Fitoterapia desenvolvido no município de João Pessoa - PB. Doutora em Ciências Farmacêuticas pelo programa Fármaco e Medicamentos, na área de concentração Produção e Controle Farmacêuticos (2013), na Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, atuando na área de biofarmácia, ensaios de biodisponibilidade e desenvolvimento de métodos bioanalíticos. Desenvolveu, ainda, atividades de monitoria e supervisão de estágio de alunos de graduação junto a Faculdade de Farmácia ? USP e Hospital Universitário - USP, nas áreas de farmacoterapia e atenção farmacêutica. Atualmente desenvolve atividades de pesquisa como Pesquisadora do Programa de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq, na UEPB, atuando na área de desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, com plantas do semiárido nordestino.

Desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos: novas perspectivas e inovações

EGBERTO SANTOS CARMO

Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (área de concentração Farmacologia). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Campina Grande, onde leciona atualmente Biologia celular, Microbiologia clínica e Micologia e virologia clínica, além de orientador no Estágio Supervisionado II (análises clínicas). Atuando principalmente em pesquisa com atividade antimicrobiana de produtos naturais e rastreamento de microrganismos patogênicos. Coordenador do Bacharelado em Farmácia da UFCG (2013-2014) e membro da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba.

Micoses superficiais e prescrição farmacêutica:

Um novo paradigma

bottom of page